História
A "REFLEXOLOGIA" como muitas outras técnicas na área da saúde, teve seu início no oriente. Não se sabe certo a sua verdadeira origem visto que há citações dela no Egito, Mesopotâmia e China.
Conhecida de forma documentada na China desde o século III A. C. estava vinculada à Acupuntura. Na Pérsia e na Índia era referida apenas aos dedos dos pés.
Após o primeiro século da era cristã, tem-se referências mais amplas do seu uso no "diagnóstico", bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos com REFLEXOTERAPIA ou REFLEXOLOGIA, foi ganhando lentamente, mais espaço no campo da "arte de curar".
No início do século vinte, uma equipe de médicos, o Dr, George Stare White, o Dr. Edwin F. Bower e o Dr. Willian FltzGerald empreenderam estudos e documentários sobre o assunto dando início a fase moderna da REFLEXOLOGIA (estudos de áreas que produzem efeitos reflexos no organismo). Em 1913, como técnica aplicada e denominada de Zonoterapia, passou a ser parte do serviço médico oferecido no Boston City Hospital, no Saint Francis Hospital, em Hartford e Connecticut.
Em seu trabalho intitulado ZONOTERAPIA, o Dr. Fitzgerald abre caminho para o desenvolvimento desta técnica, ao trazer à luz , para nossa consideração o relatado de suas descobertas em dez anos de estudo sobre o corpo e a localização de cada órgão em uma ou mais destas zonas.
Descobriu a presença das dez zonas de energia localizadas no corpo. Elas são longitudinais e se estendem ao longo do corpo. Desde a parte superior da cabeça até os pés.
Na América Latina a ZONOTERAPIA e em seguida a REFLEXOLOGIA, foram trazidas a princípio pela missionária Margarida Gootaht ao Paraguai, que após tratar a esposa do próprio presidente desse País, passou a ensinar no Instituto Conaras, em Assunção.
No Brasil, foi criada a ABRT (Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins, que vem desenvolvendo, através de seus fundadores Érik Motta Pereira e Osni Tadeu Lourenço, um trabalho não só de divulgação, como produzindo estudos e pesquisas que colocam nosso país em situação de destaque junto a comunidade internacional.